Páginas

"O saber a gente aprende com os livros. A sabedoria a gente aprende com os humildes." Cora Coralina

domingo, 20 de maio de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL

    • SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL   I
      Imagem da Revista Crescer
    • Manusear livros de histórias (pano ou de plástico);
    • Manusear revista e revistas infantis;
    • Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas);
    • Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches;
    • Fazer o reconto das histórias lidas (professor);
    • Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar;
    • Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe;
    • Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente;
    • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção;
    • Solicitar à criança que antecipe gestos e ações às atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda;
    • Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas;
    • Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches;
    • Registrar a rotina no quadro;
    • Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique;
    • Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas;
    • Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola;
    • Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo;
    • Soltar objetos dentro de uma caixa;
    • Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado;
    • Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés;
    • Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc;
    • Saltar pequenos obstáculos;
    • Bater bola no chão e agarrar em seguida;
    • Encaixar blocos em orifícios diversos;
    • Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc;
    • Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história);
    • Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu;
    • Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras;
    • Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre;
    • Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo;
    • Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”;
    • Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo;
    • Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando;
    • Pedir que diga seu próprio nome ou apelido;
    • Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente;
    • Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc;
    • Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação;
    • Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão;
    • Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades;
    • Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão;
    • Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.;
    • Brincar de entrar em caixas de papelão;
    • Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança;
    • Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas;
    • Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma;
    • Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

                        MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS

    • Jogos de borracha ou plástico desmontáveis;
    • Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.);
    • Blocos diversos para montar;
    • Cubos de diversos tamanhos;
    • Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc;
    • Espelho grande na parede;
    • Brinquedos sonoros;
    • Caixas com orifícios;
    • Embalagens diversas, vazias;
    • Fantoches;
    • Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha;
    • Caixas de papelão de vários tamanhos;
    • Regador, brinquedos de puxar;
    • Copos de plástico e potes de iogurte;
    • Fichas com o nome dos alunos;
    • Argolas coloridas;
    • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.);
    • Brinquedos coloridos e sonoros;
    • Instrumentos musicais;
    • Painéis com vários estímulos para exploração;
    • Papeis coloridos de texturas variadas;
    • Revistas e revistas infantis;
    • Massa plástica, lixas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário